Ativos de Rede

Entender como um computador se conecta a outro da mesma empresa, ou como um computador se conecta à internet parecem questões simples, mas na verdade existe muita tecnologia por trás disso.

Essa tecnologia que vai por trás do aparelho que você usa para se conectar, se chama ativos de rede, e nesta postagem vou explicar o que são e como podem ser utilizados.

Antes, é importante entender a diferença entre os passivos e os ativos de rede.

Os ativos são equipamentos que analisam os dados trafegados, e através desta análise decidem como as informações trafegadas afetam os sistemas.

Já os passivos são os que permitem a ligação entre equipamentos, por vezes nem requerem energia elétrica, mas apenas trafegam os dados, sem interferência nas informações trafegadas.

Os ativos de rede são os responsáveis por converter sinais eletrônicos ou ópticos, além de gerar e receber dados, que permitem a estruturação de uma rede de computadores e conexão de uma empresa, por exemplo, a internet.

Alguns dos exemplos de equipamentos que são ativos de rede são:

  • switches
  • roteadores
  • servidores

 

Para que você entenda um pouco melhor sobre estes exemplos de ativos de rede, segue a explicação brevemente sobre como cada um deles funciona.

O Switch é o equipamento que permite uma interligação entre vários outros equipamentos e computadores, mantendo um alto desempenho e alta performance de rede.

O Roteador entre outras funções, é o equipamento que liga a rede interna a uma rede externa, conectando a empresa à rede de uma empresa provedora de internet por exemplo.

O Servidor além de proteger a empresa em relação aos seus dados, o servidor é o equipamento que armazena os dados e controla as redes da empresa, permitindo mais rapidez ao acesso aos dados.

Estes são alguns exemplos de ativos de rede muito importantes para a sua empresa, e aqui na Unnit nós podemos projetar, instalar e garantir o melhor funcionamento desta e outras tecnologias na sua empresa ou instituição.

Publicado por

Diogo Alves Casa

Analista de Marketing