Cabeamento Estruturado

Cabeamento pode parecer algo relativamente simples, conectar um equipamento em outro através de um cabo, e problema resolvido certo? Errado! a coisa é bem mais complexa que isso. 

Existem tipos de cabos diferentes e que podem fazer uma enorme diferença em serviços como de telefone e internet por exemplo, por isso, vamos falar um pouco mais sobre cabeamento estruturado e os tipos de cabo que existem. 

Cada projeto tem suas exigências únicas, baseadas em local físico, e demanda de serviço que é necessária, e com isso, o cabeamento também tem de se adequar, já que é o cabeamento estruturado que faz a ligação física entre equipamentos e dispositivos de rede. 

Dentre as vantagens do cabeamento estruturado, instalado adequadamente, está o fato de permitir que uma determinada tomada, instalada na área de trabalho do usuário, possa atender tanto serviços de dados quanto telefonia, bastando uma simples operação no armário de equipamentos através de cordões de manobra para trocar de um serviço para outro.

Os principais tipos de cabeamento que são utilizados hoje são o metálico e o óptico. O cabeamento metálico é composto de 8 finos fios de cobre trançados entre si para minimizar interferências eletromagnéticas, já os cabos ópticos são constituídos de fios de fibra óptica da espessura de um fio de cabelo com altíssima capacidade de tráfego, são imunes à interferência eletromagnética.

Cabeamento metálico: é utilizado em locais controlados, como escritórios, residências, comércio e pequenas indústrias a uma distância máxima de 100m entre o armário de equipamentos e a máquina do usuário. 

Importante ressaltar que por ser mais comum, isso não torna este tipo de cabeamento necessariamente mais barato, já que ele tem um custo maior de operação e maiores necessidades de infraestrutura. 

Cabeamento óptico: é indicado para grandes indústrias, hospitais, grandes escritórios e instalações externas de provedores de internet, empresas de telecomunicações e de energia.

Diferente do cabo metálico, a fibra óptica não utiliza eletricidade para enviar os dados, mas sim flashes de luz Led ou laser, o que torna mais rápido e mais seguro, o que sem dúvida são dois importantes pontos favoráveis. 

Os tubos feitos de vidro que fazem o cabo óptico permitem que passe uma grande quantidade de dados, além de serem mais leves e mais resistentes a variações de temperatura e não serem suscetíveis a interferência. 

Todos os serviços envolvidos em projetos de fibra óptica necessitam de profissionais devidamente capacitados e equipamentos específicos, como máquinas de emenda, medidores de sinal, além de conectores e acessórios.

Diferencial da Unnit

Grandes projetos e grandes estruturas de cabeamento precisam de cabos de qualidade, projeto bem pensado e bem executado, mas além desses cuidados, temos também a certificação de qualidade. 

Esta certificação são verdadeiros testes de qualidade em todo o cabeamento, que garante a qualidade e a funcionalidade que foi projetada, para que assim a empresa que fez o investimento tenha a certeza de que tudo vai funcionar como deveria.

Também permite que a garantia dos cabos, que podem chegar até 25 anos, seja confirmada caso necessário, portanto nossa certificação pode também garantir uma grande economia a médio e longo prazo.

Publicado por

Diogo Alves Casa

Analista de Marketing