CATEGORIAS DE CABOS – CAT 5E | 6 | 6A

Já falamos da importância do cabeamento para uma boa infraestrutura. Quem está envolvido nesse mundo sabe que existem tipos de cabos que definem o desempenho da rede. No caso dos cabos de cobre, sabemos que eles têm uma classificação, que chamamos de Categoria, que caracteriza a performance da transmissão de dados.

O que sabemos sobre a classificação de cabos Cat. 5E/ 6/ 6A?

Os cabos Cat. 5E/ 6/ 6A, geralmente são usados em redes de computadores Ethernet, formados por quatro pares de condutores torcidos, e finalizados com conectores. A numeração que informa a Categoria é o que classifica a qualidade de desempenho e performance de todo o sistema de cabeamento estruturado. Por exemplo, a performance do Cat. 6 é melhor que a do Cat. 5E, e da Cat.6A, melhor que a do Cat. 6.

A qualidade do condutor e a precisão e consistência das torções são alguns dos componentes que definem a qualidade da transmissão de dados por meio do cabo. A quantidade de cobre na composição do cabo é o que melhora a condutividade e permite a comunicação com outro sistema mais rapidamente e com mais precisão, além de diminuir a resistência.

Para entendermos melhor vamos falar de cada categoria separadamente:

O Cat. 5E (Category 5 Enhanced), é um cabo de rede padrão, com qualidade superior ao Cat. 5 e ao Cat. 3. Esses cabos tem um alcance de até 100 m, considerando todo o canal (cabo + patch cords), conforme definido em normativa. Tem como característica física 4 pares de fios trançados, não tendo espaço algum entre os fios e também não possui nenhum tipo de blindagem.

O Cat. 6, foi lançado alguns anos depois do Cat. 5E. É um cabo padronizado com par trançado para Ethernet, compatível com Cat. 5E e padrões de cabos Cat. 3. São significativamente mais caros, menos flexíveis e mais espessos, porém, são indicados para instalações que necessitam de mais velocidade para transmissão de dados e com menos interferência. Ainda assim tem um custo menor do que a fibra óptica.

O Cat. 6 A já é um cabo de maior capacidade, que apresenta melhor desempenho em curtas distâncias, é ainda menos flexível e mais espesso que o Cat.6. Normalmente, ele pode possuir ou não a blindagem. Sendo que a mais utilizada é a blindagem externa, através de fita metalizada ao redor dos pares.

É importante saber que os cabos de cobre possuem limitação de instalação, principalmente, no que diz respeito ao atendimento de distâncias e devido a ocupação de infraestrutura. Porém, quando o profissional conhece as diferenças básicas entre os cabos, é mais fácil encontrar a melhor opção para a necessidade do cliente.

Antigamente, o Cat. 5E ia até as estações de trabalho, enquanto o Cat. 6 era usado na infraestrutura, para os backbones verticais e para a interligação dos principais equipamentos ativos de rede, tais como: Roteadores, switches de Core, Distribuição e de Borda. O propósito do Cat.6, foi substituir o Cat. 5E, em todas as suas funções. Há quem ainda use muitos equipamentos com 10 Mbps, onde a utilização dos cabos Cat.5 ainda é válida. Porém, a melhor opção, a fim de suportar as atuais e futuras aplicações, seria a utilização de cabeamento Cat. 6, no mínimo, no que diz respeito ao cabeamento estruturado metálico.

A verdade é que quando se faz uma combinação de qualidade do condutor, trançamento adequado dos fios, proteção dos cabos e terminais adequados, você possui uma rede de alta performance. O Cat. 5E é ainda, uma boa opção com taxa de transferência de velocidade e largura de banda razoável. Enquanto que o Cat. 6 está num nível acima com tolerâncias mais apertadas e melhor performance. Cada um tem suas vantagens e quanto maior for a categoria do seu cabeamento, servirá para atender um maior leque de aplicações, dentro do seu nível de frequência específico.

Para escolher a melhor opção para seu negócio considere a necessidade de largura de banda e velocidade necessárias para sua empresa, procure empresas que trabalhem com soluções integradas e possuem consultores especializados. Tenha a garantia de que terá as melhores opções para os seus desafios.

Aqui na Unnit, temos técnicos especializados e certificados pelos melhores fabricantes de cabos de rede e  estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, e apresentar as melhores opções em cabeamento, sempre acompanhando a evolução da tecnologia e oferecendo as melhores marcas do mercado.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo sobre cabeamento estruturado.

Acesse nossa loja virtual: https://loja.unnit.com.br/

Siga nossas redes sociais: https://www.unnit.com.br/canais/

e-mail: atendimento@unnit.com.br

Fone: 53- 3029-1500