O que é Controle de Acesso?

Controle de acesso é um conceito que define-se por restringir, autorizar e auditar o acesso de pessoas e materiais a um certo recurso, propriedade ou local. Essa é uma questão de grande importância quando se trata de segurança.

Por “acesso” entenda-se o ato de entrar ou sair de uma dada localidade, utilizar certo equipamento ou bem, ou mesmo, consumir determinado serviço. O equipamento de controle de acesso atribui uma permissão apenas a indivíduos específicos, exigindo sua autenticação para que a autorização seja emitida e o acesso, então, liberado.

Como dito anteriormente, as três palavras-chave para um bom sistema de controle de acesso são:

  • restrição;
  • autorização;
  • auditoria.

Nesse contexto, restrição refere-se a permitir que apenas determinadas pessoas obtenham acesso a algo. A autorização significa autenticar o indivíduo, identificando-o e reconhecendo sua permissão no sistema antes da liberação. Já a auditoria é o registro e a catalogação dos acessos concedidos, de modo que as identidades, as datas e os horários, além das atividades e dos locais ingressados, possam ser averiguados futuramente.
Para que um bom processo de segurança seja idealizado, a primeira área que deve ser abordada é o controle do acesso às dependências. Sem a informação precisa de quem entrou ou saiu, o restante desse processo fica comprometido.
Tradicionalmente, o controle de acesso é feito de forma física, por profissionais que realizam as identificações e, até mesmo, fazem a auditoria de acesso (seguranças, recepcionistas, porteiros ou vigilância por câmeras, por exemplo). Entretanto, as novas tecnologias possibilitam automatizar esse processo, tornando-o mais seguro e reduzindo custos.

Inovações como o leitor biométrico, a fechadura eletrônica, o cartão magnético ou com código de barras, a catraca eletrônica e os sistemas de autenticação por senha podem ser utilizados para controlar os acessos e garantir ambientes mais seguros.

A Unnit, em parceria com a Control iD, disponibiliza múltiplas soluções de sistemas automatizados, equipados com as mais recentes novidades tecnológicas. Nossas diversas soluções para controle de acesso se adéquam às necessidades de empresas e organizações de todos os portes.

Como funciona o controle de acesso eletrônico?

Os equipamentos de controle de acesso eletrônicos ou digitais funcionam com base em um mesmo princípio. Um usuário é cadastrado no equipamento e um nível de permissão lhe é atribuído utilizando uma ou mais funcionalidades para a identificação.

Então, sempre que o acesso for requisitado, o equipamento sozinho autenticará o usuário por meio da funcionalidade escolhida no cadastro (biometria por impressão digital, senha pessoal ou cartão de ponto, por exemplo).

Caso tenha a permissão necessária, seu acesso será garantido (integrando o equipamento de controle com fechaduras, portas e outros dispositivos que são liberados com a autenticação). Se não, o sistema registrará a tentativa fracassada e emitirá um alerta.

Quando há múltiplos equipamentos de controle integrados, para um mesmo usuário, alguns acessos podem ser permitidos e outros não. Desse modo, a pessoa deve ser cadastrada uma única vez e sua permissão trabalhada no sistema conforme a necessidade.

Alarmes contra violação dos próprios equipamentos de controle também podem ser embutidos para garantir a integridade dos equipamentos e a segurança do sistema.

Como instalar um sistema de controle de acesso automatizado?

É possível instalar um sistema de controle de acesso em qualquer local que conte com uma fonte de alimentação elétrica. Assim, basta ligá-lo à rede de eletricidade e integrá-lo ao dispositivo de fechamento que funcionará com a restrição de acesso (porta com eletroímã, fechadura eletromecânica ou magnética, por exemplo).

Por que utilizar um sistema de controle de acesso?

Um sistema de controle de acesso é primordial para garantir a segurança das pessoas e dos bens patrimoniais presentes em determinados locais. Composto pelos equipamentos (como catracas, fechaduras biométricas e leitores de cartões e crachás) e pelo software de gerenciamento, facilita o monitoramento das entradas e saídas de um estabelecimento, além de conceder autorizações com base em permissões previamente cadastradas.

No competitivo mundo corporativo, seja para grandes, médias ou pequenas empresas, garantir a integridade do patrimônio e das informações é importantíssimo. Afinal, o comprometimento parcial ou integral de um deles pode causar um enorme prejuízo financeiro e significar o fim de suas atividades.

Por outro lado, a automatização da segurança reduz a probabilidade de falhas humanas e de ações fraudulentas, especialmente de engenharia social ou contando com a participação de funcionários mal-intencionados.

O sistema de controle é responsável, também, por garantir o armazenamento, a organização e a integridade das informações de acessos. Dessa forma, permite saber quem entrou em dado ambiente ou acessou um serviço e em quais horários. Assim, auxilia no levantamento de causas e na investigação de responsáveis no caso de uma violação da segurança.

Por fim, o investimento em um sistema de controle de acesso digital traz economia para empresas e organizações. Isso porque os recursos que seriam destinados para a formação e a manutenção de equipes de monitoramento podem ser direcionados para outros setores, liberando capital de giro, sem que a segurança seja comprometida.

Quais são as formas de identificação disponíveis?

Atualmente, são três os principais métodos de identificação utilizados em equipamentos de controle de acesso. São eles:

uso de senhas pessoais: ao ser cadastrado no sistema, cada usuário escolhe e registra uma senha de acesso. Dependendo do equipamento de controle, a senha pode ser apenas numérica, alfanumérica ou um PIN (do inglês Personal Identification Number, o Número Pessoal de Identificação).

cartão de proximidade: a identidade de um novo usuário é vinculada a um cartão de proximidade, reconhecido pelo equipamento de controle por radiofrequência. Para obter acesso ao sistema, basta aproximar o cartão do leitor de proximidade do equipamento de controle. O cartão pode também ser customizado para conter informações do proprietário, como um crachá.

biometria: solução mais segura e prática, a tecnologia de identificação biométrica autentica o usuário por meio da leitura de impressão digital. Como não existem duas digitais iguais no mundo, esse sistema de identificação é quase impossível de ser fraudado. Ainda, não requer o uso de cartões ou a memorização de senhas, sendo o ideal para ambientes em que usuários cadastrados acessam com pouca frequência os locais restritos.

Em que ambientes os equipamentos de controle de acesso podem ser utilizados?

Como são de fácil instalação e manuseio, os equipamentos de controle de acesso podem ser utilizados para garantir a segurança e o monitoramento de atividades nos mais diversos ambientes. Assim, são comumente empregados em escritórios, hospitais, fábricas, universidades, escolas, condomínios, edifícios governamentais e, até mesmo, em eventos e shows.

https://www.controlid.com.br/controle-de-acesso/

 

Entre em contato através de um dos nossos canais e veja qual dessas é a melhor solução para sua empresa.

https://www.unnit.com.br/canais/

e-mail: atendimento@unnit.com.br

Fone: 53- 3029-1500

Publicado por

Control iD

Empresa parceira nas soluções de controle de acesso. https://www.controlid.com.br