Data center e sala de equipamentos

Uma das nossas soluções aqui na Unnit são os data centers e sala de equipamentos, que são locais que concentram o sistema computacional de uma empresa. O qual necessita de condições específicas e um projeto bem pensado para funcionar da melhor maneira.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre data centers, condições necessárias para funcionamento, tipos de data center e a sua importância para vários segmentos da economia.

O conjunto de sistemas computacionais que fazem um data center pode ser de variados tipos, como sistemas de telecomunicações, armazenamento de dados ou sistemas ativos de redes, como roteadores, firewalls e switches.

O data center é dito como o sistema nervoso de uma empresa, já que é o seu funcionamento que permite às empresas operarem na sua capacidade máxima, levando inteligência e agilidade aos seus processos, proporcionando uma gestão eficaz.

Os racks, que são os armários metálicos específicos para a função de abrigar fisicamente todos os equipamentos, cumprem também funções de segurança física, evitando acessos indevidos.Sistemas de proteção contra incêndio e de estabilidade de temperatura e umidade são requisitos básicos de um data center e ajudam a manter tudo funcionando da melhor maneira, e evitar grandes prejuízos, tanto financeiros como institucionais.
Também por este motivo, a grande maioria dos data centers ficam em locais de acesso restrito, para garantir a segurança dos dados e evitar acidentes de alto custo para a empresa.
Outro ponto importante é o fornecimento de energia ininterrupta que um data center requer para um funcionamento seguro da tecnologia envolvida, por isso os Nobreaks, que entram em ação quando o fornecimento de energia elétrica acaba, devem ser bem dimensionados e receber manutenção periódica para que, quando seja acionado, esteja em perfeitas condições.
De maneira geral, de acordo com artigo publicado no XV CONBRAVA os data centers são divididos em dois grupos, Internet Data Center (IDC) e Data Center Privado. (PDC).
O IDC funciona majoritariamente para hospedar sites, armazenagem de conteúdo, e serviços de internet, entre outros serviços.
Já o PDC tem na maioria dos casos o objetivo de armazenagem de processamento de dados, por isso são, na maior parte dos casos, mantidos e operados por corporações.


Vários setores da economia mundial dependem de data centers bem equipados e com bom funcionamento para que seus serviços estejam sempre disponíveis e com alto grau de eficiência, como empresas de telecomunicações, companhias de energia, bancos, provedores de internet, hospitais e até mesmo controles de tráfego urbano e vídeo monitoramento das grandes cidades são dependentes de data centers.
Isto demonstra como sociedade já depende de data centers, mesmo que por muitas vezes o grande público não esteja ciente deste fato.

Pela importância de um data center, sua complexidade e requerimentos únicos, que atentam a norma TIA 942, é essencial confiar o projeto, equipamentos e instalação em uma empresa que verdadeiramente sabe o que está fazendo.

A construção de um data center envolve mais de 20 subsistemas e diversas engenharias o que torna o empreendimento complexo e delicado, pois possui requisitos únicos quanto à compatibilização dos projetos que o compõem e integração de diversas equipes multidisciplinares.

A Unnit tem casos de sucesso quando o assunto é construção e implantação de data centers em importantes organizações públicas e privadas, como Unimed Pelotas, IFSUL, Prefeitura de Pelotas, tendo fornecido tanto a infraestrutura, quanto servidores, storages e demais equipamentos, conforme a necessidade do projeto.
Portanto se a sua empresa ou instituição está precisando crescer e um data center é parte deste crescimento, saiba que a Unnit pode te ajudar com todo o processo

Publicado por

Diogo Alves Casa

Analista de Marketing