Descubra como as TICs podem beneficiar as operações da sua empresa.

TIC significa Tecnologia da Informação e Comunicação e refere-se a uma gama de recursos tecnológicos integrados que permitem a automatização de processos através de hardware, software e funções de comunicação nos setores empresarial, industrial e de investimento, bem como na educação. A tecnologia está em constante evolução e nos últimos anos as TIC tornaram-se um tema vital devido à contínua transformação das tecnologias digitais dentro das empresas. A pandemia também desempenhou um papel importante no estímulo ao investimento no setor. Segundo as associações nacionais, o setor cresceu cerca de 13% em 2020. Há também a percepção de que as empresas estão avançando no sentido de racionalizar as suas operações para implementar estratégias digitais e organizar seus processos.

 

Qual a Importância da Tecnologia da Informação e Comunicação?

Integrar e facilitar a comunicação entre pessoas ou departamentos é fundamental e muito importante para o desenvolvimento da empresa. Graças à tecnologia da informação e comunicação, as pessoas podem trabalhar remotamente, usufruindo dos mesmos recursos como se estivessem trabalhando dentro dos seus próprios escritórios. O desenvolvimento contínuo de hardware e software garante a operacionalidade da comunicação e dos processos no ambiente virtual, ao passo que a disseminação da Internet facilitou o uso das TICs em vários campos. É através da Internet que novos sistemas de comunicação e informação são criados e disponibilizados a todos. Criações como e-mail, bate-papo, fóruns, agendas de grupos online, comunidades virtuais, reuniões virtuais e muito mais revolucionaram os relacionamentos, quer seja em âmbito pessoal como profissional, proporcionando agilidade e rapidez na tomada de decisões nunca vistos.

A adaptação da tecnologia é essencial nos dias de hoje e, como resultado, muitas empresas tiveram que passar por processos de implantação de novas tecnologias e ferramentas para facilitar a comunicação. Afinal, o mercado de tecnologia está crescendo em ritmo acelerado, e as empresas devem se manter inovadoras, atualizadas e ágeis.

 

Quais são as TICs disponíveis e utilizadas na empresa?

Exemplos de tecnologia estão por toda parte hoje, e podemos ver isso a partir do advento da inteligência artificial. Uma solução que reúne múltiplas tecnologias capazes de realizar atividades de forma autônoma, como raciocínio, percepção de contexto e análise de dados, que antes eram atividades humanas. Além disso, temos tecnologias como armazenamento em nuvem, automação de sistemas, experiência holística, IoT, acesso remoto e muito mais. A atualização e adaptação da tecnologia da informação e comunicação nas empresas, proporciona redução de custos, melhor comunicação no atendimento ao cliente, melhor comunicação interna, automação de processos, menor taxa de erros, segurança de dados, mobilidade, gestão otimizada e maior produtividade. Para tudo isso funcionar de forma efetiva é necessário uma infraestrutura em perfeitas condições, que é por onde todos os dados e informações irão trafegar de forma ininterrupta e em alta velocidade.

 

Como as TICs afetam vários aspectos do desenvolvimento interno da empresa?

Acesso à Informação e Conectividade: Sistemas em rede e compartilhamento de informações e dados são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. Os sistemas integrados garantem que todos tenham acesso às informações necessárias para desempenhar suas funções e garantir a produtividade dos funcionários.

Armazenamento em nuvem: além de garantir a proteção dos dados e reduzir a possibilidade de vazamento de informações, também pode reduzir os custos de infraestrutura e trazer benefícios financeiros para a empresa.

Proteção de dados: são desenvolvidas soluções específicas contra ataques cibernéticos, intrusões de sistema e qualquer tipo de ameaça interna ou externa para manter os ativos da empresa seguros.

Redes Sociais: Ferramentas para garantir a comunicação direta com os clientes, imprimir identidades e otimizar a imagem da empresa. Eles usam recursos e tecnologia para capturar os dados que as pessoas geram em seu dia a dia. Dados que uma organização pode usar, inclusive para beneficiar o processo de tomada de decisão. 

Gestão e Produtividade: A pandemia trouxe uma nova relação entre funcionários e empresas. Os sistemas de trabalho remoto permitem que as empresas reduzam o custo das estruturas físicas, e a conectividade auxilia no processo de consolidação e gestão de pessoas.

Esta nova realidade dá às empresas uma forte noção da importância das novas tecnologias para elas e de como elas devem ser implementadas para satisfazer as suas necessidades e de seus clientes, um aspecto que indica a direção que as empresas devem tomar ao escolherem as melhores ferramentas e tecnologias a implementar. Para este fim, é importante compreender as necessidades e desafios das empresas e a partir daí encontrar a solução ideal para as necessidades da empresa ou organização.

É também importante assegurar que as soluções aplicadas continuem a ser utilizadas eficazmente no decorrer do tempo, de forma a preservar o investimento realizado. Ferramentas e soluções de monitoramento e controle ajudam a melhorar os resultados e a otimizar os recursos implantados, facilitando a tomada de decisões e melhorando o desempenho das tecnologias da informação e comunicação utilizadas pela empresa.

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