Prefeitura reduz 500 mil reais em custos operacionais de TI

Veja agora como a Prefeitura de Pelotas otimizou processos e reduziu em meio milhão de reais seus custos operacionais.

Através de solução de Data Center fornecida pela Unnit, a Prefeitura de Pelotas modernizou sua operação e obteve mais controle, agilidade e economia.

 

DESAFIOS

Suportar os principais sistemas e serviços do Município com flexibilidade, agilidade e escalabilidade em infraestrutura própria.

Aperfeiçoar a eficiência operacional reduzindo custos é um grande desafio que faz parte da rotina dos Municípios. Suportar com excelência os serviços prestados ao cidadão de forma independente foi a opção do Município de Pelotas, através da COINPEL. Era necessária uma atualização tecnológica de todos os servidores e unidades de armazenamento, além de um novo local com condições ideais para abrigar e manter os equipamentos a pleno funcionamento, sem interrupções.

 

SOLUÇÃO

Implantar data center próprio com redundância, capacidade de expansão e garantia por 5 anos.

Juntamente com a sua reestruturação operacional, a COINPEL decidiu por construir seu próprio data center, reduzindo assim custos recorrentes de hospedagem e licenças de software.  Para isso, além da infraestrutura de sala, adquiriu através de licitação Servidores e Storage LENOVO, incluindo acessórios, software de virtualização VMWare, switches core e solução GPON FURUKAWA preparada para atendimento em fibra óptica aos órgãos e secretarias do município.

 

RESULTADOS

Com a implantação do novo data center o Município de Pelotas passou a economizar 500 mil/ano em contratos de serviços e licenças de software.

A solução de data center implantada pela Unnit permitiu ao Município de Pelotas hospedar os principais sistemas de atendimento aos cidadãos e empresas, de forma independente e com recursos técnicos próprios, reduzindo os valores gastos mensalmente.

Com a solução adquirida Pelotas passou a contar com capacidade de memória e processamento capaz de assumir todos os serviços informatizados do Município com redundância de rede, energia e refrigeração, além dos equipamentos principais para a construção de uma nova infovia em fibra óptica para atendimento à toda cidade.

 

PRINCIPAIS GANHOS PARA O MUNÍCIPIO

Mais de meio milhão em redução de custos: Redução de custos com hospedagens e serviços em nuvem e licenças de software.

Garantia de alta disponibilidade: Toda a solução adquirida opera em redundância de servidores, armazenamento, energia, climatização e rede.

Otimização e agilidade de processos: Com a solução de data center adquirida da Unnit o Município tem total autonomia para gerir os recursos de sistemas e softwares centralizados.

 

PROJETOS EFICIENTES ALINHADOS AO SEU NEGÓCIO

O Município de Pelotas recebeu todos os itens dentro do prazo devidamente instalados e configurados, treinamento da equipe e operação assistida, além de consultoria e orientação para a aplicação das melhores práticas durante o moving. Anteriormente ao processo de migração foi necessário um mapeamento completo dos servidores em funcionamento, avaliando a capacidade instalada e possibilidade de reaproveitamento ou descarte. Para o local de instalação do novo datacenter a Unnit elaborou projetos elétrico, de telecom e infraestrutura de sala com o objetivo de minimizar os riscos e indisponibilidade dos serviços durante o moving. Toda a adequação da sala, instalação de sistema de climatização, energia ininterrupta e demais subsistemas envolvidos foi realizada pela Unnit. Após a conclusão dos serviços foi entregue à equipe técnica da COINPEL a documentação e projetos de todos os itens que compõem a solução, incluindo certificação de rede cross connect, manuais técnicos e certificados de garantia, o que facilita os processos de administração, operação e manutenção futura do datacenter.

 

SOBRE O MUNÍCIPIO DE PELOTAS

Pelotas é o terceiro município mais populoso do RS, contando com mais de 340 mil habitantes, índice de 96,9% de escolarização de 6 a 14 anos, PIB per capita de R$ 19.464,12 e conta com 97 estabelecimentos de saúde SUS.

Fonte: http://www.pelotas.com.br/cidade/dados-gerais

 

COM A PALAVRA O CLIENTE:

Cristian Küster
Diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas (COINPEL)

“Tornar o trabalho mais eficiente e econômico, que apresente mais resultados aos cidadãos, é a missão do Poder Público e é isso que o Data Center (DC) proporcionou. Estamos nos desenvolvendo de maneira escalonada e planejada, prevendo as futuras projeções que o município possa absorver e a UNNIT foi uma parceira essencial neste planejamento e implantação viabilizando a concretização das nossas metas.”

 

SOBRE A UNNIT

A UNNIT é uma empresa Pelotense com experiência comprovada no desenvolvimento de projetos e soluções alinhados aos negócios dos clientes nas seguintes tecnologias:

CABEAMENTO ESTRUTURADO, REDES METROPOLITANAS, INFRAESTRUTURA DE DATACENTER, PON LAN (GPON), SEGURANÇA ELETRÔNICA e TELEFONIA IP.


Para saber mais sobre este e outros cases de sucesso entre em contato conosco por um dos nossos canais de comunicação: https://unnit.com.br/canais/

Publicado por

Fábio Lapischies

Fundador na Unnit Soluções Tecnológicas | Consultor | Telecom | Infra de TI | Profissional de Marketing