Segurança eletrônica

Para grandes estabelecimentos um dos maiores medos no Brasil é o assalto, ou furto, que infelizmente fazem parte da realidade do nosso país.

Muitas vezes é preciso investir um bom dinheiro em medidas que garantam que o estabelecimento e as pessoas que ali trabalham fiquem em segurança no dia-a-dia. Por isso, este artigo vai falar um pouco mais sobre câmeras de vigilância que trabalham de maneira inteligente e podem ajudar grandes estabelecimentos, além de sistema de controle de acesso.

Um dos métodos mais comuns contra o crime é a instalação de câmeras de vigilância para garantir que caso alguém tente atentar contra o estabelecimento fique tudo registrado e as autoridades possam então encontrar os responsáveis.

Mas assim como quase tudo, a tecnologia hoje permite outras possibilidades, e as câmeras de segurança hoje já não são apenas para registrar os momentos, mas também para fazer um trabalho inteligente de prevenção.

Mas primeiro podemos falar sobre dois modelos de sistema que podem ser utilizados no caso de câmeras de monitoramento por vídeo, o CFTV analógico e o CFTV-IP.

O CFTV analógico (Circuito Fechado de Televisão) é um sistema onde uma ou mais câmeras estão conectadas via cabo com um equipamento multiplexador ou um DVR (Digital Video Recording).

Um ponto importante deste tipo de sistema é que quanto mais câmeras, mais DVRs você precisa, e consequentemente o sistema fica descentralizado, o que aumenta o custo de manutenção, além de aumentar a mão de obra envolvida no gerenciamento.

O sistema CFTV analógico também tem limitações técnicas como uma maior dificuldade para obter redundância entre outros aspectos importantes.

Já o sistema CFTV-IP permite uma maior variedade de opções para se operar, já que funciona através de conexão via rede IP.

Isto permite que todo o armazenamento seja centralizado, mesmo em caso de expansão, o que agrega uma maior flexibilidade para aumentar o número de câmeras caso seja necessário.

 

 

Sem esquecer do fato de que o custo com manutenção no sistema CFTV-IP é baixo em relação ao sistema CFTV analógico, já que todos os equipamentos estão na rede e não há preocupações com adaptadores e conectores coaxiais.

O sistema IP também oferece possibilidades de monitoramento inteligente, que trabalha com softwares analíticos e aumenta significativamente a relevância de uma câmera de vídeo.

Podendo ser utilizada para fazer identificação de comportamentos, facial, de placas de veículos e emitir avisos em tempo real à equipe de segurança, para que possam se prevenir e agir da maneira mais correta.

Outra funcionalidade é a identificação de temperatura corporal, que durante a pandemia de Covid-19 é algo ainda mais relevante, e até obrigatório em vários locais.

Todas essas identificações são feitas de maneira automática, através de um sistema analítico, levando em conta dados de todas as câmeras que estão conectadas via rede.

Com isso mais de um local físico, como diferentes unidades de um supermercado por exemplo, podem ter o mesmo sistema centralizado.

O que permite uma integração das informações de segurança, portanto se uma determinada pessoa comete um crime em uma unidade, caso vá em outra unidade, já será identificado pelo software.

O sistema de controle de acesso também é uma ferramenta muito útil para grandes empresas, já que também pode funcionar com tecnologia analógica inteligente dentro de um sistema IP.

O que também permite reconhecimento facial, de temperatura, pode marcar a hora que uma certa pessoa chegou ou saiu, tirar foto, entre outras coisas, tudo de maneira automatizada.

Para muitos isto pode parecer aquela coisa de filme americano, que não existe no nosso dia a dia, mas a verdade é que a tecnologia avança rápido, e estas possibilidades já são uma realidade em muitos lugares.

A Unnit é uma empresa capacitada para projetar e instalar essas soluções, tendo casos de sucesso como Melhor Envio, IFRS e HEUFPEL, portanto se você sabe que seu estabelecimento precisa disso, procure a Unnit para te ajudar nessa. 

 

 

Publicado por

Diogo Alves Casa

Analista de Marketing