Telefonia IP e Contact center

O mundo vem mudando rapidamente, e sem dúvida a pandemia acelerou alguns processos de mudanças no mercado de tecnologia, e das necessidades das empresas para seu funcionamento pleno.

Mas uma coisa que não mudou é a necessidade de contato telefônico e a necessidade de clientes de todos os dias de simplesmente falar com uma pessoa ao telefone para fechar uma venda, ou buscar ajuda com algum produto.

Mas a tecnologia por trás dessas ligações mudou e sobre uma dessas tecnologias que vamos conversar no post de hoje, a telefonia IP, como funciona e seus benefícios para as empresas que a utilizam.

Uma coisa importante de ressaltar é que a tecnologia de telefonia IP não utiliza a linha telefônica convencional, mas sim as redes de computadores locais e em alguns casos a internet, esta característica, como você deve imaginar, abre muitas possibilidades.

Mas isso não impede de maneira alguma que você ligue ou receba ligações de outra pessoa ligando através da linha convencional, portanto quem está do outro lado da linha muito provavelmente nem fique sabendo que você não está falando de um telefone "comum".

Outro fato interessante é que com uma central IP à sua disposição você consegue ter vários ramais, o que permite inúmeras pessoas em diferentes ligações ao mesmo, inclusive de diferentes locais, já que o sistema pode funcionar via internet.

Grandes empresas utilizam este sistema por vários motivos, mas sem dúvidas algo que agrada e muito é o fato de diminuir significativamente os custos em relação à linha telefônica convencional.

Outro fator que agrada muitas empresas e seus clientes é o fato de que todas as conversas ficam automaticamente gravadas e armazenadas, e isso permite tanto um controle de qualidade por parte da empresa, quanto uma segurança ao cliente em relação às informações recebidas.

Sem contar a segurança jurídica que ambas as partes têm, já que toda a comunicação fica disponível em caso de algum processo ou algum procedimento legal de alguma das partes.

A telefonia IP também permite outros avanços ainda mais sofisticados para quem implementa esta tecnologia, já que é um sistema digital, permite reconhecimento de voz, central automatizada entre outras facilidades que são cada vez mais necessárias para um trabalho rápido e eficiente.

A mobilidade do usuário é um benefício proporcionado pela telefonia ip, pois o ramal do usuário pode ser utilizado por ele em qualquer lugar que ele se encontre fisicamente, quer seja através de telefones ip ou aplicativos que podem ser instalados no pc ou smartphone

Toda essa tecnologia precisa ser bem planejada e estruturada por quem entende o sistema e sabe o tamanho do seu potencial. A Unnit entende exatamente assim, e por isso se destaca com grandes clientes como o Melhor Envio na estruturação, projeto e instalação desta tecnologia.

Publicado por

Diogo Alves Casa

Analista de Marketing